Cássio Fogarin fala sobre a jornada de um desenvolvedor solo no Panorama Brasil da gamescom latam
quinta, 8 de maio de 2025 18h 39min

Durante a gamescom latam 2025, no espaço Panorama Brasil, um dos estúdios com quem nós, da Watermelo, conversamos foi o Curis Studio, com o jogo Save My Human. O título apresenta uma história envolvente, na qual uma garotinha é transportada para um mundo maligno dentro de um videogame, e seu cachorro embarca em uma missão para resgatá-la. O jogo, um boss rush 2D com estética em pixel art, combina a intensidade dos combates hack and slash com a estratégia e o desafio típicos de jogos no estilo soulslike.
Cássio Fogarin falou sobre a jornada de um desenvolvedor solo ao apresentar seu trabalho em uma área de destaque, ao lado de diversos estúdios de todo o Brasil. “Por estar desenvolvendo o Save My Human sozinho, hoje acabo gastando menos tempo do que gostaria com marketing”, explicou, ao comentar sobre a visibilidade alcançada na exposição.
“Essa eu já havia enxugado as lágrimas de felicidade quando cheguei mais cedo no primeiro dia para preparar o estande e me deparei com a arte do meu jogo ali no balcão”, comentou sobre o impacto do evento como um marco em sua trajetória.
A interação com o público foi um dos momentos mais marcantes da participação do Curis Studio no evento. “Eu via nesse público o Cássio de quatro anos atrás, também entrando nesse mundo e curioso para saber mais sobre todo o caminho escuro que tinha à minha frente, buscando conhecimento com quem já estava nessa estrada há algum tempo. Poder compartilhar minha pequena experiência e ser um ponto de luz para quem está começando foi extremamente gratificante.”
Cássio se emocionou ao relembrar o feedback positivo de uma visitante de uma publisher holandesa, que, ao comentar sobre a qualidade do evento, lhe disse: “Não seja modesto, você pertence a esse lugar.”
“Aquilo foi uma validação enorme do trabalho que tenho feito nos últimos anos”, afirmou Cássio, refletindo sobre a importância do evento para fortalecer sua confiança e motivação na carreira de desenvolvedor.
O Panorama Brasil é uma vitrine voltada para destacar jogos incríveis desenvolvidos no país. No entanto, durante a divulgação da lista de selecionados para exposição na área, um dos publishers presentes teceu críticas sobre os critérios de avaliação adotados para alguns jogos. Cássio, um dos desenvolvedores do estúdio, compartilhou sua visão sobre a transparência no processo de seleção. “Realmente ficamos sem muitos detalhes de como cada jogo é avaliado”, comentou, reconhecendo que, embora o regulamento do evento mencione critérios como Arte, Narrativa, Som, Gameplay e Inovação, “ainda assim ficamos meio no escuro quanto a cada um desses tópicos”, comentou Cássio.
Para ele, a separação das inscrições entre o BIG Festival e o Panorama Brasil poderia ajudar a alinhar melhor os objetivos de cada evento, favorecendo uma curadoria mais coerente com as propostas de cada espaço.
Sobre as críticas aos jogos que foram citados como exemplos de falta de critérios, Cássio rebateu: "O mundo dos games é extremamente plural e não há espaço para pessoas que não conseguem enxergar essa realidade." Ele acredita que a organização dos eventos deveria tomar medidas para apoiar os estúdios diante de ataques, especialmente quando estes são baseados em temáticas ou orientações pessoais dos desenvolvedores.
Embora o estúdio não tenha lançado novos trailers ou demos no evento, Cássio optou por focar em uma abordagem mais personalizada ao apresentar Save My Human. "Sempre investia um tempinho para contar a história do jogo para envolver a pessoa", explicou ele, ressaltando a importância de criar uma experiência mais imersiva para o público antes de jogar a demo. O resultado foi um aumento significativo na lista de desejos do jogo na Steam, além de centenas de novos contatos e muitas conversas pós-evento.
A experiência do estúdio no Panorama Brasil também foi positiva em termos de espaço físico. "Praticamente não tenho do que reclamar", disse Cássio, destacando que, embora o balcão dos estandes fosse pequeno, o estúdio conseguiu aproveitar bem o espaço com uma série de recursos, como um PC com monitor maior para melhorar a experiência de jogo. A equipe de apoio também recebeu elogios pelo atendimento prestativo e educado durante o evento.
Ao refletir sobre os pontos positivos da gamescom latam e do BIG Festival, Cássio destacou a importância de ampliar as oportunidades de exposição para estúdios independentes. "A quantidade de jogos indie que não chegam no público por falta de visibilidade é muito grande", afirmou. Para ele, eventos como esses são essenciais para o crescimento do mercado indie, pois oferecem uma vitrine significativa para estúdios que, muitas vezes, não têm recursos para alcançar um público mais amplo.
Apesar dos pontos positivos, Cássio sugeriu que uma melhoria poderia ser a maior presença dos estúdios dos jogos da mostra competitiva do BIG Festival no Panorama Brasil, o que criaria uma interação mais rica entre estúdios estabelecidos e os menores, ajudando a fomentar um ambiente de aprendizado mútuo.
Para Cássio, a importância da gamescom latam e do BIG Festival 2025 para o cenário indie é imensurável. "Ver a comunidade cada vez mais interessada no mercado indie e poder ter a chance de se aproximar dos estúdios ali no Panorama Brasil foi algo absurdamente grande", disse ele, destacando o papel dos eventos como plataformas de troca de experiências e incentivo para novos desenvolvedores.