Revolução no Desenvolvimento: A caótica jornada de Final Fantasy 7


Vinicius
Vinicius Melo
Editor-chefe Watermelo, cientista da computação e escritor iniciante.

quarta, 10 de janeiro de 2024 17h 25min

Revolução no Desenvolvimento: A caótica jornada de Final Fantasy 7

"Não podemos continuar fazendo jogos desta forma": O desenvolvimento do Final Fantasy 7 foi tão caótico, diz Tetsuya Nomura, que mudou a abordagem da equipe em relação aos jogos.

Os desenvolvedores originais do Final Fantasy 7 admitiram que a produção do jogo original foi tão caótica que eles sabiam que as coisas precisavam mudar para os futuros jogos da série. 

A Game Informer recentemente entrevistou tanto Yoshinori Kitase quanto Tetsuya Nomura sobre o desenvolvimento do Final Fantasy 7 original, e ambos não pintam um quadro bonito. Nomura, por exemplo, lembra de entrar nos escritórios da Square e, às vezes, não saber o que esperar.

"Havia roteiros e, de repente, coisas que nem mesmo estão no roteiro que o personagem está dizendo no jogo e que nunca ouvimos falar", recorda Nomura. "Alguns departamentos simplesmente queriam incluir o personagem dizendo essas coisas. Era esse tipo de mundo naquela época."

"O que poderia ter salvado o Final Fantasy 7", lembra o diretor Kitase, é o fato de ter trabalhado de perto com o escritor Kazushige Nojima para garantir que tudo fizesse sentido. "Havia equipes trabalhando em cada personagem e nas coisas que eles diziam na trama, mas, no geral, Nojima-san era o revisor final", diz Kitase.

"Isso uniu toda a narrativa. Essa prática foi mantida para futuros títulos terem essa coesão. Mas além disso, era meio que um mundo onde 'vale tudo'", lembra o ex-diretor de Final Fantasy 7 e atual produtor de Final Fantasy 7 Rebirth.

"O desenvolvimento do Final Fantasy 7 foi tão caótico que até mesmo a equipe da Square sabia que não podiam continuar fazendo jogos dessa forma: 'Depois de terminarmos o trabalho no 7, pensamos entre nós mesmos: 'Não podemos continuar fazendo jogos desta forma'", diz Nomura sobre esse período turbulento."

E assim eles fizeram a mudança. Começando com o Final Fantasy 8, os desenvolvedores da Square adotaram uma abordagem em que as equipes passaram a colaborar entre si, em vez de incluir elementos no jogo sem primeiro buscar a aprovação de um público mais amplo ou de alguém sênior na cadeia de desenvolvimento.

Obviamente, o Final Fantasy 7 acabou sendo muito bem recebido, apesar de seu desenvolvimento conturbado. Tão bem, na verdade, que a Square Enix está no meio de dedicar uma trilogia inteira de jogos para recriá-lo para uma base de fãs apaixonada quase três décadas depois de seu lançamento.

Falando nisso, Final Fantasy 7 Rebirth será lançado no próximo mês, em 29 de fevereiro, exclusivamente para o PS5.




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